16 March 2008

História da Reserva Ecológica Vargem Grande

.
A Reserva Ecológica Vargem Grande está localizada na cidade de Pirenópolis (GO), na Serra dos Pireneus, e possui 390 hectares de vegetação de Cerrado, muito bem preservados, com inúmeras espécies vegetais e animais. Possui inúmeros atrativos, tais como: veredas, cerrado, vegetação rupestre e matas ciliares, belíssimas cachoeiras, as mais importantes são a de Santa Maria e a do Lázaro.

A visitação está aberta ao público de segunda a segunda, das 9h às 17h. O acesso só é permitido até as 16h. Chega-se à reserva pela estrada dos Pireneus, localizada a 11 km da cidade de Pirenópolis, sendo 7 km de estrada de chão.

Na reserva é possível contar com uma estrutura de 2 lanchonetes, banheiros, estacionamento com segurança (guarda carros), salva-vidas (finais de semana e feriados), artesanatos e também belas trilhas.



Cachoeira de Santa Maria

A Cachoeira Santa Maria possui uma bela e preservada trilha de cerca de 500 metros, com acesso plano e calçado, considerada de dificuldade baixa, apropriada para idosos ou pessoas com alguma dificuldade para caminhar. No local existe uma prainha de areia, propícia para banhos de sol.




Cachoeira do Lázaro

Para acesso a Cachoeira do Lázaro a partir da cachoeira de Sta. Maria, percorre-se uma trilha de aproximadamente 1.300 metros, incluindo uma pequena subida de dificuldade média. Esta trilha não possui calçamento, mas o esforço vale à pena conforme pode ser observado nas fotos abaixo:


Cachoeira do Lázaro, vista de cima da trilha de acesso...


Cachoeira do Lázaro de baixo...



Pela sua importância dentro do contexto de preservação do ecossistema Cerrado, a Reserva Ecológica Vargem Grande, área onde está localizada a Fazenda Portal do Sol, foi transformada em Reserva do Patrimônio Natural, conforme Portaria 93/96N, publicada no Diário Oficial da União de 29/10/1996.


A reserva abriga inúmeras espécies em extinção, como o Tamanduá Bandeira, Veado Campeiro, Gavião Real, o Mico-estrela, a Onça Pintada, que utiliza a reserva como corredor reprodutivo. Entre as espécies vegetais existem algumas consideradas como medicinais, como por exemplo a Arnica. Dentre as frutíferas, destacando-se o pequi, o buriti, o baru, o xixá, a mangaba e o caju.

1 comment:

Telefones e E-mail: said...

Estas fotos foram produzidas em minha segunda visita a Reserva Vargem Grande - Portal do Sol. Desta vez passei uma semana lá, tempo pequeno para tantas coisas bonitas. Eu, minha namorada e filhos curtimos bastante.